Os Gases São Fluidos Altamente Compressíveis
Os gases são fluidos altamente compressíveis, que experimentam grandes transformações de densidade com a pressão e a temperatura. As moléculas de um gás estão aproximadamente livres, de forma que conseguem circular por todo o espaço no qual estão contidos.
Os gases ocupam completamente o volume da vasilha que os contém. Os gases não têm forma estabelecida, adotando a dos recipientes que os contém. Podem ser compactados facilmente, graças a que existem grandes espaços vazios entre as moléculas e novas. À temperatura e pressão ambientes, os gases são capazes de ser elementos como o hidrogénio, o oxigénio, o azoto, o cloro, o flúor e os gases nobres, compostos, como o dióxido de carbono ou propano, ou misturas como o ar. A principal característica dos gases sobre os sólidos e os líquidos, é que não podem ser vistas nem ao menos tocadas, no entanto assim como acham-se compostos de átomos e moléculas.
A circunstância da natureza do gás está em suas moléculas, muito separadas umas das novas e com movimentos aleatórios e entre si. Do mesmo modo ocorre com os outros 2 estados da matéria, o gás bem como poderá se transformar em líquido) se é submetido a temperaturas muito baixas.
este processo é chamado de condensação no caso de vapores e liquefação no caso dos gases perfeitos. A maioria dos gases devem de temperaturas muito baixas para conquistar condensar. Tendo como exemplo, no caso do oxigênio, a temperatura necessária é de -183 °C. Existem numerosas leis derivadas de modelos simplificados da realidade que relacionam a pressão, o volume e a temperatura de um gás.
A Lei de Boyle-Mariotte (ou Lei de Boyle), gerada por Robert Boyle e Edme Mariotte, é uma das leis dos gases que relaciona o volume e a pressão de uma certa quantidade de gás mantida a uma temperatura permanente.
Quando aumenta a pressão, o volume baixa, no tempo em que que, se a pressão corta e o volume aumenta. A uma pressão dada, o volume ocupado por uma certa quantidade de um gás é diretamente proporcional à tua temperatura. A lei geral dos gases, obtém-se a lei dos gases ideais.
23 átomos ou moléculas) de gás perfeito ocupa sempre um volume idêntico a 22,quatro litros, a 0 °C e um atmosfera. Ver bem como Volume molar. Também é chamada de equação de estado dos gases, já que depende somente do estado atual em que se acha o gás.
Se você quer afinar mais, ou se quer determinar o posicionamento de um gás que escapa ao comportamento melhor, deve-se recorrer às equações dos gases reais, que são variadas e mais complexas quanto mais precisas. Os gases reais não se expandem infinitamente, porém que chegaria um ciclo em que não viriam mais volume.
- Paulo Norambuena, procurador-adjunto (até janeiro de 2018)
- 11 – o Ai, Carmena
- 1 A Jacqueline Du Pré Edifício de Música
- 4 de maio: Solidão Cazorla (60), fiscal (n. 1955).[252]
O posicionamento de um gás normalmente aceitar mais com o comportamento maravilhoso quanto mais simples for a tua fórmula química e quanto pequeno for a sua reatividade ( tendência a formar ligações). Assim, a título de exemplo, os gases nobres, ao ser moléculas monoatómicas e ter muito baixa reatividade, a respeito de todo o hélio, terão um posicionamento muito próximo ao perfeito. Continuarão os gases diatômicos, em particular o mais leve hidrogênio. Menos ideais serão os triatómicos, como o dióxido de carbono; o caso do vapor de água ainda é pior, pelo motivo de a molécula ao ser polar tende a marcar pontes de hidrogénio, o que ainda corta em mais da idealidade.
Dentro dos gases orgânicos, o que terá um jeito mais ideal é o metano, perdendo idealidade à medida que se engrossa a cadeia de carbono. Assim, o butano é de se esperar que tenha um comportamento de imediato bastante afastado da idealidade.