Os Nacionalistas São A Chave Para Uma Investidura De Esquerda
São agentes passivos, de momento. Os partidos nacionalistas podem ser significativas numa eventual investidura. Em Esquerra Republicana de Catalunya, com 9 lugares, receberam pela sexta-feira o apelo do secretário-geral Podemos Pablo Iglesias. Mas colocam uma linha vermelha para oferecer o teu sim a Sánchez: reconhecer o direito de autodeterminação do público catalna. A mesma reivindicação da ouvimos do recém-eleito presidente da Generalitat. O convergente Puigdemont não vê especiais diferenças entre Sanchez e Rajoy.
Outra coisa é a forma como gerem os convergentes seus apoios no Parlamento. Igrejas em contato também com a tua porta-voz no Congresso. Tomadas de contato nada definitivas, ainda, que não teria tido o PNV. Com seis lugares, vê com melhores olhos a Sánchez que a Rajoy, no entanto pede mais compreensão no modelo territorial. Uns e outros tantean o terreno, por causa de ainda não tenha chegado a hora de jogar as suas cartas.
Depois da expulsão do exército iraquiano, iraniano em 1982, Jameneí foi junto ao primeiro-ministro Mir-Hossein o Líder de um dos principais adversários da decisão do aiatolá Khomeini de ataque invadindo o território iraquiano. Em 1985, Ali Jameneí foi reeleito para um segundo mandato presidencial, obtendo o 85,66% do total de votos emitidos.
Durante toda o decênio dos anos 80, Jameneí contribuiu na direção do povo, sempre que atravessava a dura luta contra o Iraque, o que lhe permitiu desenvolver laços estreitos com a cada vez mais poderosa Guarda Revolucionária. O presidente Jameneí era conhecido por sua inesquecível interesse nos focos militares, orçamentários e administrativos.
A Constituição da República Islâmica exigia que o Líder Supremo seja marŷa (marŷa’-e taqlid, مرجع تقلید “referência de emulação”), grau que não havia atingido Jameneí (nem ao menos era aiatolá). A elite política da República Islâmica cerrou fileiras em redor do nomeado e o teu estatuto passou de hoyyatoleslam a aiatolá da noite pro dia. A emenda constitucional não havia sido ainda submetida a plebiscito, o que em um primeiro instante, a Assembleia de Especialistas concedeu à Jameneí um título provisório, até que entrou em vigência a nova lei fundamental.
O estatuto de marŷa de Jameneí é controverso para várias pessoas. Em 1994, depois da morte do aiatolá Mohammad Ali Arakí, a Associação de Professores do Seminário de Qom, afirmou a Jameneí como novo marŷa. No entanto, quatro ‘grandes ayatolás’ pertencentes à oposição iraniana se recusaram a reconhecê-lo deste intervalo: Mohammad Shirazí, pois em prisão domiciliar por tua oposição à Khomeini; Hossein Ali Montazerí; Hassan Tabatabaí Qomí e Yasuboddín Rastegarí.
- 2 Carteira ministerial de Sebastián Piñera
- Bienal das Américas (Denver)
- Tipo de conexão com a Internet
- dois Capela de São Pedro e São Paulo
- três Campanha de reeleição de 2006
apesar dessa controvérsia, o respectivo Ali Jameneí é autor de uma fátua que impõe que o fundamento de vali-ye faqih em matérias relacionadas com o islã prevalecer sobre o do público inteiro. A Liderança de Jameneí tenha diferido significativamente do de Khomeini. Khomeini, Jameneí tem desenvolvido imensas redes de influência. Primeiro, dentro das forças armadas; logo depois, entre os clérigos administradores das grandes fundações religiosas (os bonyad) e os seminários islâmicos de Qom e Mashhad.
O politólogo Vali Nasr aponta que passar à Liderança, conservou vários dos poderes da Presidência, tornando-se um “supervisor todo-poderoso da cena político iraniano”. Em seus discursos, Jameneí costuma mencionar causas comuns da revolução de 1979 e as problemáticas atuais do mundo islâmico: a justiça social, a liberdade nacional, da auto-suficiência, governo baseado em princípios islâmicos e oposição decidida a Israel e EUA.
Não viajou para fora do Irã desde que assumiu o posto de Líder supremo, todavia sim fez uma viagem à Líbia, em seu período de presidente da República Islâmica. Jameneí, como Líder Supremo, é o comandante-em-chefe de todas as forças armadas do Irã, e designa os chefes do Poder Judiciário e da rádio e televisão nacional (IRIB. 44 da Constituição iraniana, que reservou pra gestão estatal das infra-estruturas básicas do povo.